Necrose de Aréola. Como a tatuagem de Mama pode resolver essa perda estética. - Dra. Ana Paula Ferreira - Cosmiatria e Cirurgia Plástica

Necrose de Aréola. Como a tatuagem de Mama pode resolver essa perda estética.

A necrose de aréola ou de mamilo é uma das complicações mais complexas da cirurgia plástica, afinal, envolve estética e vaidade.
A paciente procura uma cirurgia de mama para ficar mais bonita e, por um infortúnio, acaba sem uma parte importantíssima da identidade feminina. O sonho se torna um pesadelo.

Causas da necrose

Os mamilos são irrigados por vasos sanguíneos e qualquer fator que cause uma interrupção do fluxo de sangue pode levar à morte do tecido e, consequentemente, à necrose.

Existem diversos fatores que provocam perda de circulação sanguínea nessa área, entre eles:

-Intervenções cirúrgicas que envolvem cortes ao redor das aréolas .
-Cirurgias recorrentes
-Cirurgias para redução ou elevação das mamas, devido à remoção do tecido mamário que nutre essas regiões ou ao deslocamento dos mamilos para uma nova posição.
-Problemas de circulação sanguínea desde o nascimento, descobertos acidentalmente durante procedimentos médicos.
-Tabagismo, afinal, cigarro é um conhecido fator causador de oclusão de vasos sanguíneos em todo o corpo.
-Diabetes e alterações nos níveis de açúcar.
-Interferência de alguns medicamentos na circulação sanguínea, causando sangramentos ou coagulação excessiva.

A necrose total ou parcial pode ser notada nos primeiros dias após a cirurgia.O tratamento geralmente envolve um procedimento chamado desbridamento, que consiste na remoção do tecido desvitalizado.
Uma das melhores soluções para essa perda é a Reconstrução de Aréola com Pigmento. A técnica é feita de 6 meses a um ano após a cicatrização.

O método Ponto Áureo implica na reprodução da cor semelhante à natural e num trabalho com luz e sombra para o desenho da papila 3d,  que dá o efeito visual de volume.
O procedimento é ambulatorial, feito com anestésico tópico e não costuma levar mais de 30 minutos. A paciente tem vida normal após a sessão.

Se você é paciente e quer saber mais sobre a reconstrução, Clique Aqui

Se você é profissional da Saúde e quer dominar a técnica Ponto Áureo de Reconstrução de Aréola, é só Clicar Aqui

Dra. Ana Paula Ferreira

cirurgiã plástica e cosmiatra